Washington - Os Estados Unidos rejeitaram nesta quinta-feira (2/12) dizer se os esforços do país para obter uma nova moratória israelense sobre a colonização nos territórios ocupados fracassaram.
"O governo dos EUA nos informou que Israel não havia aceitado uma moratória sobre a resolução", declarou à AFP, em Jerusalém, uma autoridade palestina, que pediu o anonimato.
Mas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, não confirmou a informação. "Como dissemos muitas, muitas vezes, não daremos a vocês o passo a passo" disse Crowley a jornalistas. "Temos conversas privadas com os dois lados sobre o principal do processo de paz. Essas discussões estão em curso. E não vamos entrar em detalhes sobre o que exatamente foi discutido", acrescentou.
As negociações de paz entre Israel e os palestinos foram retomadas em 2 de setembro de 2010 em Washington e pararam em 26 de setembro, após a expiração de uma moratória israelense sobre as novas construções das colônias judaicas da Cisjordânia ocupada.