Jornal Correio Braziliense

Mundo

Refém britânica morre após explosão de granada americana no Afeganistão

Londres - A refém britânica Linda Norgrove, que morreu no Afeganistão durante uma operação americana para libertá-la, sucumbiu aos ferimentos provocados por uma granada americana, anunciou nesta quinta-feira o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

Em uma audiência na Câmara dos Comuns, Hague afirmou que vários integrantes americanos da equipe de resgate receberam medidas disciplinares por não terem apresentado todas as informações e detalhes de suas ações, mas não informou o tipo de medida.

A investigação, com participação de britânicos e americanos, concluiu que Linda Norgrove faleceu em consequência da entrada de fragmentos na cabeça e no peito, segundo Hague.

"Após a investigação, está claro que estas lesões foram provocadas pela granada", completou Hague, confirmando assim os resultados da necropsia.

Linda Norgrove, uma voluntária escocesa de 36 anos que trabalhava para a organização não governamental americana DAI, morreu em 8 de outubro durante a operação de libertação.

Ela havia sido sequestrada menos de duas semanas antes, ao lado de três afegãos na província de Kunar, que fica perto da fronteira com o Paquistão.