Tóquio - Estados Unidos e Japão iniciarão nesta sexta-feira uma série de manobras militares, dois dias depois do fim dos exercícios navais entre Coreia do Sul e EUA em meio ao clima de tensão com a Coreia do Norte.
Os novos exercícios, que devem prosseguir até 10 de dezembro, serão maiores que as recentes manobras com a Coreia do Sul, com um número importante de soldados, aviões e navios.
O exercício estava programado há várias semanas, antes do bombardeio de uma ilha sul-coreana pela Coreia do Norte em 23 de novembro, que matou quatro pessoas e desencadeou uma das crises mais graves na península desde a guerra da Coreia (1950-1953).
"É um momento oportuno para mostrar o vínculo entre Japão e Estados Unidos", declarou um alto funcionário do ministério japonês da Defesa, que pediu anonimato, ao jornal Yomiuri.
O Japão terá 34 mil membros das Forças de Autodefesa (Forças Armadas do Japão), 40 navios de guerra e 250 aviões nas manobras, enquanto os Estados Unidos mobilizarão 10 mil soldados, 20 navios e 150 aviões.