Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA enviam arma 'inteligente' ao Afeganistão

Washington - O Exército dos Estados Unidos enviou ao Afeganistão uma arma ;inteligente;, que, acredita, mudará o rumo da guerra por representar um problema sem solução para os talibãs.

O Pentágono desenvolveu protótipos de um lança-granadas capaz de medir as condições no campo de batalha e lançar explosivos programados para atingir, por exemplo, um metro depois de um muro atrás do qual os inimigos estão refugiados, explicaram funcionários do Departamento de Defesa.

Granadas de 25mm são disparadas a até 700 metros de distância. Os artefatos contam com um microchip que é programado com dados de distância do alvo, pressão do ar, temperatura e balística. A arma foi batizada de XM25.

Após anos de desenvolvimento, a arma do tamanho de um rifle já está em poder de unidades de combate no Afeganistão e o Pentágono planeja adquirir 12.500 modelos a um preço de entre 25 mil e 30 mil dólares cada, informou o Exército.

As tropas dos Estados Unidos e seus aliados da Otan não conseguem controlar a movimentação dos talibãs no Afeganistão, que tentam recuperar o poder perdido no fim de 2001.