Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ativistas enviam panfletos e dólares em balões para a Coreia do Norte

Ativistas enviaram balões com panfletos anti-Pyongyang, DVDs e notas de um dólar para a Coreia do Norte, na terça-feira, da fronteira altamente fortificada que divide a tensa península.


Em suas mensagens, ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos instaram pessoas no empobrecido país a se erguer contra o regime linha-dura de Kim Jong-Il que uma semana atrás bombardeou uma ilha no sul, matando quatro pessoas.


"Quando eles receberem o panfleto e a nota de um dólar, poderão viver pelo menos um dia com isso", disse Lee Soon-Hee, de 66 anos, que contou ter fugido do país onde seu cunhado morreu em um campo de trabalhos forçados, e chegou ao sul em 2001.


"Quando lerem os panfletos, saberão que estão sendo enganados por seu governo", contou durante o lançamento dos balões, na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, estabelecida na trégua firmada após a guerra de 1950-1953.


"Há algumas pessoas que decidem vir para a Coreia do Sul após lerem os panfletos", contou, em alusão a lançamentos similares feitos nos últimos anos.


Os ativistas lançaram 10 balões com sacolas contendo panfletos escritos em coreano, 1.000 dólares em notas de US$ 1, e 500 DVDs que mostram norte-coreanos famintos e pessoas sendo mortas em tentativas de fuga.