Jerusalém ; O presidente alemão, Christian Wulff, chegou na noite deste sábado (27/11) ao aeroporto internacional de Tel Aviv, em sua primeira visita oficial a Israel e aos territórios palestinos, informaram fontes da Embaixada da Alemanha.
Durante a visita de três dias, o chefe de Estado alemão será recebido, entre outros representantes israelenses, pelo colega Shimon Peres, e pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, bem como pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abas.
Wulff, de 51 anos, eleito no fim de junho, é o primeiro presidente alemão nascido depois da guerra e o quinto a visitar Israel no exercício de suas funções.
"Vejo nesta visita oficial a Israel um sinal da nossa responsabilidade para com a existência de Israel e de relações muito particulares entre nossos dois países", declarou o chefe de Estado alemão, antes de viajar, segundo comunicado oficial.
Ao mesmo tempo, relacionou a "responsabilidade para com Israel" com a "luta contra o antissemitismo" e às relações com a comunidade judaica alemã.
A primeira visita de um presidente alemão a Israel foi feita por Richard Von Weizsacker, em outubro de 1985. A última remonta a fevereiro de 2005, quando Horst K;hler, antecessor de Wulff, pronunciou um discurso para deputados do Parlamento israelese.
Em março de 2008, a chanceler alemã, Angela Merkel, viajou a Israel. "O Holocausto enche a nós alemães de vergonha", disse Merkel perante o Parlamento israelense.
Como todo visitante oficial a Israel, o presidente deverá visitar o monumento de Yad Vashem, em Jerusalém, em memória dos 6 milhões de judeus exterminados por nazistas na Segunda Guerra Mundial.