Jornal Correio Braziliense

Mundo

Berlusconi critica comportamento 'criminoso' da imprensa italiana

Roma- O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, qualificou nesta sexta-feira (26/11) de "abjeto e criminoso" o comportamento dos meios de comunicação italianos em relação às ações de seu governo.

"É abjeto e criminoso que os meios de comunicação se comportem como a oposição, que critica de forma infundada o que fazem os homens do governo e da Defesa Civil", o órgão responsável pela gestão de catástrofes, como o terremoto de L;Aquila (centro), afirmou Berlusconi, após um conselho de ministros.

"Há duas situações onde o governo deu uma prova extraordinária de sua capacidade, a crise do lixo em Campania (região de Nápoles) e a resposta ao terremoto (L;Aquila). Os jornais da oposição, as emissoras de televisão da oposição se empenharam em destruir o que foi feito ", disse ele.

Berlusconi, por meio de seu grupo audiovisual Mediaset, controla os três principais canais privados de televisão na Itália: Canale 5, Rete 4 e Italia 1. No grupo de televisão público RAI, Rai 1 é considerado mais à direita e Rai 3, à esquerda.

O chefe de governo telefonou na terça-feira ao vivo para o programa de debate Ballar;, dedicado ao problema do lixo em Nápoles, para denunciar sua posição tendenciosa. No final, acabou discutindo com o apresentador do programa.

"Berlusconi ataca a mídia e a oposição porque não pode fazer comentários positivos sobre o fracasso da gestão de situações de emergência", que deveria ser o mais importante para o governo, disse o presidente do grupo Itália dos Valores (IDV, oposição) na Câmara dos Deputados, Massimo Donadi.