Dublin - O partido no poder na Irlanda, o Fianna Fail, foi derrotado em eleições legislativas parciais, reduzindo a apenas dois deputados a maioria do governo, admitiu nesta sexta-feira a vice-primeira-ministra Mary Coughlan.
O resultado foi amplamente previsto pelas pesquisas. O FF, partido do primeiro-ministro Brian Cowen, bate recordes de impopularidade, com apenas 17% das opiniões favoráveis em todo o país.
O governo paga pela gestão da severa recessão que atinge a ilha e, em particular, pelo anúncio, quarta-feira, de um plano de ajuste fiscal para sanar as contas públicas num período de quatro anos. As medidas de austeridade são apresentadas como condição para o país receber um amplo pacote de ajuda negociado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, voltado para salvar os bancos irlandeses.
Segundo resultados definitivos mas não oficiais, que confirmam as pesquisas, o candidato do Sinn Fein, Pearse Doherty, conseguiria 40% dos votos, contra 21% dados a Brian O;Domhnaill, do Fianna Fail.
A derrota do deputado reduz a duas cadeiras a vantagem da maioria governamental no Parlamento irlandês. Mas até esta maioria é frágil, uma vez que dois independentes, também da coalizão do governo, com os Verdes, ameaçaram recentemente retirar o apoio dado até agora a Brian Cowen.
As defecções podem ameaçar a votação próxima do orçamento de austeridade, a partir de 7 de dezembro.