Jornal Correio Braziliense

Mundo

Premiê Maliki é encarregado oficialmente de formar governo

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, pediu oficialmente nesta quinta-feira (25/11) ao primeiro-ministro Nuri al Maliki para formar um novo governo, informou o canal estatal Al Iraqiya.

A partir de hoje, Maliki terá 30 dias para formar o governo, uma missão complexa mas crucial para que o Iraque saia da crise política que já dura oito meses e paralisou o funcionamento das instituições.

[SAIBAMAIS]Imagens da televisão iraquiana mostram Maliki, chefe da Aliança Nacional, principal bloco do novo parlamento, pronunciando um discurso diante do presidente do parlamento, Usama al Mujaifi.

Os iraquianos esperam a formação do novo governo desde as eleições de 7 de março, nas quais nenhum partido ou aliança obteve maioria absoluta.

No dia 10 de novembro, as principais formações políticas iraquianas chegaram a um acordo de partilha de poder, que distribui as principais funções de Estado entre representantes das maiores correntes religiosas do país.

Assim, um curdo ocupará a presidência da república, um xiita será primeiro-ministro e um sunita ficará com a presidência do parlamento.