Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA apoiam 'resgate da democracia' na Venezuela

Washington - A parlamentar republicana Ileana Ros-Lehtinen, que deverá chefiar a Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes no novo congresso americano, afirmou nesta quarta-feira (24/11) que seu país apoia os venezuelanos que queiram "resgatar a democracia das garras de Hugo Chávez".

A legisladora cubano-americana eleita pelo Estado da Flórida, criticou "ataques" que teria recebido do presidente venezuelano, em comunicado.

"Estes ataques servem para destacar a grande diferença entre a política dos Estados Unidos de um total compromisso com a liberdade, e a de Chávez e seus camaradas da ALBA, baseada na repressão e intimidação", disse Ros-Lehtinen.

Ros-Lehtinen e outros parlamentares republicanos prometeram semana passada aumentar a pressão sobre a Venezuela e seus aliados da Aliança Bolivariana dos Povos da América (ALBA), no Congresso americano que contará com nova maioria republicana na Câmara.

Em Caracas, Chávez acusou o "inimigo externo" em Washington de arremeter contra seu governo, ao denunciar que a extrema-direita americana quer derrotar seu governo.

Venezuela e Estados Unidos mantinham relação tensa, que pareceu melhorar levemente com a chegada de Barack Obama ao poder, em 2008. Mas Chávez não poupou críticas ao americano porque, segundo ele, mantém a mesma política dos Estados Unidos na América Latina.