Chicago - Os viajantes foram convocados a se manifestar nesta quarta-feira nos aeroportos americanos contra as revistas individuais ou com uso de scanners num protesto organizado pela internet e batizado "National Opt Out Day",
O movimento tem o objetivo de protestar contra o uso de scanners corporais, que revelam a integridade da anatomia do passageiro. Já as revistas manuais individuais, que levam mais tempo, poderão se transformar num pesadelo para os viajantes, que lotarão os aeroportos neste fim de semana prolongado pelo Dia de Ação de Graças, comemorado amanhã.
"Lamento por quem vai sofrer com os atrasos causados por essas ações de protesto", afirmou John Pistole, chefe da agência de segurança nos transportes, a TSA, falando à CBS News.
A TSA afirma que está avaliando as operações de segurança a fim de encontrar um equilíbrio justo entre a proteção da vida privada e a segurança.
Estas medidas reforçadas foram introduzidas depois de vários alertas e ameaças de atentados, especialmente a do natal de 2009, quando um jovem nigeriano tentou explodir um avião que ia para os Estados Unidos.