Los Angeles (EUA) - A secretária de Estado da Califórnia autorizou nesta terça-feira o início de um período para a obtenção de assinaturas de apoio para uma proposta aos eleitores locais de uma lei de imigração. A norma é similar à polêmica legislação do Arizona, que pretende igualar as pessoas sem documentos a criminosos.
A proposta "Apoio à Lei de Imigração Federal" foi apresentada em setembro às autoridades estaduais por Michael Erickson, um ativista do movimento ultraconservador Tea Party da área de São Francisco.
Segundo um comunicado da secretária de Estado da Califórnia, Debra Bowen, a proposta "transforma em crime o fato de pessoas sem documentos procurarem emprego ocultando o status migratório, assim como também criminaliza qualquer empregador que contrate uma pessoa sem documento deliberadamente ou por negligência".
A proposta tem o mesmo tom da legislação do Arizona, que há alguns meses provocou protestos e um grande debate nos Estados Unidos, além de críticas em todo o mundo, particularmente dos presidentes latino-americanos.