Bruxelas - A União Europeia (UE) condenou firmemente o ataque da Coreia da Norte, que bombardeou nesta terça-feira uma ilha sul-coreana, com um saldo de dois mortos e 18 feridos, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.[SAIBAMAIS]
"Estou profundamente preocupada com os eventos de hoje na península coreana, que deixou vítimas entre os militares e civis sul-coreanos", disse Ashton em um comunicado. "Eu condeno firmemente este ataque da Coreia do Norte", acrescentou.
O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, por sua vez, se declarou muito preocupado com "a nova provocação norte-coreana". "Espero um comportamento sensato de todas as partes durante esta situação tensa e saúdo os esforços do presidente sul-coreano Lee para evitar que a situação se deteriore", acrescentou.
O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, também condeou energicamente o ataque. "A Grã-Bretanha condena o ataque não provocado da Coreia do Norte à ilha sul-coreana de Yeonpyeong. Estas ações só levarão a mais tensões na península coreana", afirmou.