Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cardeal mexicano se diz 'cansado' de falar sobre escândalo de pedofilia

CIDADE DO VATICANO - O cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, um dos que participam nesta sexta-feira (19/11) no Vaticano da jornada de reflexão com o Papa Bento XVI sobre a pedofilia, admitiu que está "cansado" de falar sobre o tema.

"Estou cansado de que se fale deste tema, estou por aqui", disse o religioso apontando para a cabeça. "Corresponde a uma avalanche jornalística", completou o cardeal, que é presidente emérito do Conselho Pontifício para a Saúde.

Lozano Barragán fez as declarações no encontro que reúne 150 cardeais de todo o mundo para debater pela primeira vez os escândalos que explodiram em vários países pelos abusos sexuais cometidos por religiosos.

Os cardeais abordaram com o Sumo Pontífice o tema liberdade religiosa na sessão desta manhã. "Quando os bispos e cardeais defendem publicamente os valores da Igreja e se pronunciam contra o aborto e o casamento gay, algumas pessoas consideram que é uma violação da liberdade religiosa", afirmou Lozan Barragán.

Para o cardeal, países como México, Peru e Brasil violam a liberdade religiosa.

Os cardeais também debaterão na presença do Papa a liturgia e a constituição Anglicanorum Coetubus, texto que autorizou no ano passado a entrada de centenas de anglicanos na Igreja Católica.

A "jornada de reflexão e oração" foi organizada às vésperas do Consistório para a "criação" de 24 novos cardeais, entre eles o brasileiro Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP).