LISBOA - O presidente americano Barack Obama desembarcou nesta sexta-feira (19/11) em Lisboa para participar da reunião de cúpula da Otan. No encontro, as autoridades devem decidir uma data para o início da retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão.
Obama deve se reunir com os líderes dos 28 países membros da Aliança Atlântica, assim como o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, durante os dois dias de conversações na capital portuguesa.
Em um artigo publicado na edição desta sexta-feiar do jornal português Publico, Obama promete que os afegãos não ficarão sozinhos após a transferência das tarefas de segurança, prevista para 2014.
"Finalmente temos a estratégia e os recursos para combater eficazmente os talibãs, treinar mais as forças de segurança afegãs e ajudar a população", disse Obama.
"Na reunião de Lisboa vamos harmonizar nossa política de forma que possamos iniciar a transição no início do próximo ano e adotar a meta do presidente Karzai de que as forças de segurança afegãs assumam o controle da segurança no Afeganistão no fim de 2014", completa.
Apesar de a redução de tropas começar em julho do próximo ano, Obama fez questão de explicar que, quando "os afegãos assumirem o controle, não ficarão sozinhos".