MÉXICO - Onze integrantes do cartel Los Zetas morreram em um confronto com militares mexicanos na quarta-feira na região norte do México, informou a secretaria de Defesa em um comunicado.
O confronto ocorreu quando uma patrulha militar seguia para uma área do município Nueva Ciudad Guerrero, no estado de Tamaulipas, onde denunciantes anônimos informaram sobre a presença de homens armados. Os militares foram recebidos a tiros e o enfrentamento teve início, segundo o comunicado da secretaria de Defesa.
A nota confirma a morte de 11 criminosos e a detenção de outros dois, que afirmaram pertencer ao cartel. A polícia também apreendeu diversas armas e grande quantidade de munição.
Os Zetas, um dos sete grandes cartéis mexicanos, foi formado nos anos 1990 por militares de elite desertores. O grupo é considerado autor do massacre de 72 imigrantes ilegais no fim de agosto em Tamaulipas.
O estado é um dos mais afetados pela violência do narcotráfico no México, que provocou mais de 28 mil mortes nos últimos quatro anos no país.