Paris - A Monnaie de Paris colocou à venda uma moeda de 100 mil euros, cravejada de diamantes e com a imagem do Taj Mahal, monumento pertencente ao Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.
A Monnaie de Paris obteve a autorização de venda de 29 peças desse tipo, pesando cada uma um quilo, informou em um comunicado esta instituição encarregada de fabricar as moedas na França, que é também um museu e que realiza o evento em associação com a Maison Cartier.
A peça possui 68 diamantes posicionados na cúpula do Taj Mahal.
O monumento, situado em Agra, a 200km ao sul de Nova Délhi, é um templo em mármore branco construído no século 17 pelo imperador Shah Jahan em homenagem À esposa, Mumtaz Mahal, que morreu após dar à luz em 1631.
A Monnaie de Paris afirma querer fazer uma homenagem ao templo do amor.
O mausoléu, visitado todos os anos por três milhões de turistas, foi proclamado em 2007 como uma das "Sete Maravilhas do Mundo" moderno, durante um concurso privado feito pela Unesco. Cerca de 100 milhões de pessoas participaram, então, da votação pela internet e por telefone.
Ano passado, a Casa da Moeda da capital francesa vendeu 20 exemplares de uma moeda de um quilo de ouro com a imagem do Kremlin de Moscou, pelo preço de 50 mil euros.