Lisboa - Dois militantes anarquistas foram detidos nesta terça-feira (16/11) em posse de armas brancas e de panfletos na fronteira portuguesa, onde o controle foi redobrado, para a próxima cúpula da Otan, anunciou a polícia.
Um espanhol de 27 anos e uma portuguesa de 33 anos foram detidos ao amanhecer na fronteira de Caia/Elvas (leste de Portugal) quando transportavam "panfletos anarquistas, com dizeres contra a polícia", bem como várias armas brancas, entre elas "um facão de 40 centímetros", precisou a polícia em um comunicado.
Portugal decidiu reforçar o controle nas fronteiras de 16 a 20 de novembro para "garantir a segurança interna e a manutenção da ordem pública" durante a próxima cúpula da Aliança Atlântica que deve começar na sexta-feira, na presença de 28 chefes de Estado ou de governo, entre eles o presidente americano Barack Obama.
Essa "medida excepcional" busca "impedir a entrada no país de cidadãos ou grupos catalogados como perturbadores e cujos comportamentos podem afetar a segurança", segundo o governo português.