Xangai (China) - Pelo menos oito pessoas morreram e 90 ficaram feridas, quando um incêndio de grandes proporções foi declarado numa torre residencial de 28 andares em Xangai, no centro da cidade, anunciou a Agência de notícias Xinhua.
Os corpos de oito pessoas foram resgatados no prédio de apartamentos localizado no bairro comercial e densamente povoado de Jingan.
Ainda estão sendo investigados os motivos do fogo, num momento em que o edifício estava sendo submetido a obras de reforma.
Citando fontes policiais e médicas, a agência oficial acrescentou que pelo menos 90 pessoas ficaram feridas, muitos gravemente. Algumas pessoas se atiraram das janelas em desempero.
Uma imensa fumaça negra saía do prédio, no centro de Xangai (20 milhões de habitantes) segundo as imagens transmitidas pela televisão local.
Três helicópteros foram mobilizados em torno para tentar resgatar pessoas refugiadas no telhado, mas as operações estavam sendo prejudicadas pela quantidade de fumaça que se elevava do prédio.
Os bombeiros, com a ajuda de 60 veículos, ainda lutavam contra as chamas, no final da tarde.
Às 17h (7h de Brasília), três horas após o início do incêndio, conseguiram dominar o incêndio nos 20 andares inferiores da torre, relatou o site oficial
Li Xiuyun, uma sobrevivente de 61 anos, contou à AFP ter fugido pela escada com a família, até ser socorrida. Ela morava no 16; andar. "A fumaça era muito espessa e havia vidro quebrado por todo o lugar", disse. Moravam no local 156 famílias, a maioria constituída de professores aposentados, segundo a Xinhua.