RAMALLAH - Uma nova suspensão da construção das colônias judaicas deve ser "global" e incluir Jerusalém Oriental, disse neste domingo (14/11) à AFP o porta-voz do presidente palestino Mahmud Abbas, Nabil Abu Rudeina.
"Os palestinos estão vinculados à decisão do comitê árabe em favor de um congelamento global (da colonização) como requisito para a retomada das negociações" diretas com Israel, disse ele.
No começo de outubro, os chanceleres da Liga Árabe emitiram um comunicado conclamando "a paralisação total de todas as atividades de colonização, para permitir o recomeço das conversações".
Israel examina atualmente uma proposta dos Estados Unidos de paralisar durante três meses a colonização na Cisjordânia ocupada, mas que exclui Jerusalém Oriental, de maioria árabe, anexada pelo Estado hebreu em 1967.
Washington ofereceria, em troca, uma generosa série de medidas de apoio político e militar a Israel.
As negociações diretas entre Israel e os palestinos foram retomadas em 2 de setembro em Washington, mas foram interrompidas em 26 de setembro, quando expirou moratória anterior de 10 meses na colonização da Cisjordânia.