Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo chileno fechará mina ilegal onde morreram dois mineiros

SANTIAGO - O governo chileno solicitará o fechamento da mina Los Reyes, perto de Copiapó, onde na segunda-feira dois trabalhadores morreram e um ficou ferido em um acidente. A medida foi tomada depois que constataram que o local não tem autorização para operar, explicou a governante de Atacama, Ximena Matas.

Matas afirmou à rádio Cooperativa que "o fechamento da mina será pedido" porque, apesar de "existir um aviso de início de atividades no Serviço Nacional de Geologia e Minas, a mina não conta com nenhum outro tipo de permissão".

"Dois mineiros perderam a vida provavelmente devido à manipulação equivocada de explosivos e às condições do local, que não podemos permitir ou compreender", acrescentou.

A mina de Los Reyes, no setor Quebrada de Puquíos, a 50 quilômetros da cidade de Copiapó, dedica-se à extração de cobre em uma estrutura considerada de pequena mineração.

O acidente aconteceu na mesma semana em que o histórico resgate dos 33 mineiros presos na mina San José, também em Copiapó, completa um mês.