Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chávez amplia cooperação com Cuba em apoio a reformas de Raúl Castro

HAVANA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, principal aliado de Cuba, relançou na segunda-feira (8/11) em Havana um convênio de cooperação para os próximos 10 anos. A medida foi tomada em apoio às reformas econômicas de Raúl Castro, após uma década de estreita relação bilateral.

"Concordamos em relançar o Convênio Integral de Cooperação até 2020, para o que será uma década de grandes avanços na construção do socialismo", disse Chávez em uma cerimônia no Palácio das Convenções de Havana.

Durante o evento, Raúl Castro convocou o VI Congresso do Partido Comunista para abril de 2011, o primeiro em 13 anos, para atualizar o modelo econômico da ilha.

O convênio foi assinado em outubro de 2000 em Caracas por Chávez e pelo líder comunista Fidel Castro, com quem o presidente venezuelano se reuniu no último sábado.

Chávez e Raúl Castro abordaram novas estratégias de cooperação e fizeram um balanço do convênio, considerado por ambos um modelo único de integração. A Venezuela é o principal sócio comercial de Cuba, com um comércio anual de 3,5 bilhões de dólares.