Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama chega a Indonésia, mas pode encurtar visita por causa do Merapi

JACARTA - O presidente americano Barack Obama desembarcou nesta terça-feira (9/11) na Indonésia, segunda etapa de sua viagem asiática. No entanto, ele pode ser obrigado a encurtar a visita em consequência do risco provocado pelas erupções do vulcão Merapi, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

O Air Force One pousou no aeroporto militar de Halim Perdanakusuma, nas proximidades de Jacarta, às 9h30 GMT (7h30 de Brasília), procedente da Índia, onde Obama fez uma visita de três dias.

Segundo o programa oficial, Obama deveria ficar 20 horas em Jacarta, onde retorna pela primeira vez desde que viveu na cidade quatro anos de sua infância, de 1967 a 1971, depois de um novo casamento de sua mãe com um indonésio.

Situado a 430 km de Jacarta, o vulcão Merapi entrou em erupção em 26 de outubro e provocou a morte de mais 150 pessoas. Os transportes aéreos foram prejudicados no fim de semana em consequência dos riscos provocados pelas nuvens de cinzas, que, segundo as autoridades, não chegaram a Jacarta.

Depois da escala na Indonésia, Obama prosseguirá a viagem na Coreia do Sul e no Japão.