Jornal Correio Braziliense

Mundo

Autor da tomada de refém em sede francesa da BMW era um cliente descontente

Montigny-le-Bretonneux - Furioso com os problemas mecânicos apresentados pelo BMW, um francês aposentado fez por alguns instantes uma pessoa como refém na sede da montadora alemã em Paris e depois se entregou à polícia.

"Trata-se de um cliente comum, que se queixava dos problemas mecânicos de seu carro e que a BMW era incapaz de reparar", explicou à imprensa o promotor adjunto de Versalhes, periferia de Paris, Luc André Lenormand.

Aparentemente, o incidente desta segunda (8/11) não foi o primeiro protagonizado pelo cliente, um aposentado de 50 anos já indiciado por violência contra o gerente de uma concessionária.

Em 2006, ele tentou contratou dois marginais para invadir a casa do gerente, segundo ele próprio confessou à polícia. A intenção era prender o gerente a família dentro de casa e atear fogo ao local.

Três anos antes, tentou imolar-se diante de uma concessionária da BMW onde comprou o carro.

Nesta segunda-feira, chegou à sede da montadora com munições, cordas e fita adesiva. "Foi algo premeditado", afirmou o promotor.

Na hora do almoço, o homem, cuja identidade não foi divulgada, entrou no hall da sede da BMW, sacou o fuzil e disparou duas vezes para o ar. Depois fez uma recepcionista de refém ante o olhar dos outros funcionários. Um deles chamou a polícia.

Segundo fontes policiais, o homem acabou se rendendo sem muita violência. O homem foi detido preventivamente e será levado ante um juiz que deve indiciá-lo por "incêndio voluntário, ameaças com armas de fogo e sequestro".