NOVA DÉLHI - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou a Índia como uma "potência mundial" estabelecida ao ser recebido nesta segunda-feira com honras no início de uma visita de Estado a Nova Délhi.
"A Índia não é apenas um país emergente, agora é uma potência mundial", declarou Obama à imprensa, depois de passar em revista a guarda de honra no palácio presidencial.
No terceiro dia de visita a Índia como parte de uma viagem asiática, Obama terá uma reunião com o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, fará um discurso no Parlamento e será o convidado de honra de um jantar oficial.
Singh declarou pouco depois que Índia e Estados Unidos trabalharão como "sócios iguais" para promover a paz e a estabilidade mundiais.
"Decidimos acelerar o aprofundamento de nossos vínculos, para trabalhar como sócios iguais dentro de uma relação estratégica", disse o premier indiano.
As conversações entre Obama e Singh devem abordar a luta antiterrorista, o comércio e o reforço da cooperação para ajudar na recuperação da economia mundial.
Obama viajou no domingo a Nova Délhi, depois de desembarcar no sábado em Mumbai, onde afirmou que os dois países estão unidos na luta contra o terrorismo, ao homenagear as vítimas dos atentados de novembro de 2008 na cidade. Também anunciou acordos comerciais avaliados em 10 bilhões de dólares.