Baku - O partido do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, venceu as eleições legislativas organizadas neste domingo (7/11) na ex-república soviética do Cáucaso, segundo pesquisa de boca-de-urna realizada pelo centro de pesquisas independente ELS.
Segundo cálculo feito pela AFP a partir de resultados distritais, procedentes de consultas de boca-de-urna realizadas com mais de 200 mil eleitores, o partido governista Yeni Azerbaijão obteve pelo menos 63 cadeiras necessárias para ter maioria em um Parlamento formado por 125 legisladores.
As seções eleitorais fecharam às 19h locais (13h de Brasília) e a Comissão Eleitoral Central deve começar a anunciar resultados parciais na noite deste domingo.
A participação foi de 50,1% segundo a Comissão Eleitoral. Eram convocados a votar 4,9 milhões de pessoas para eleger 125 deputados entre 700 candidatos.
O governo do presidente Ilham Aliyev, que atualmente conta com maioria de 64 cadeiras no Parlamento, rejeitou as acusações de fraude lançadas pela oposição e disse que as eleições se desenvolveram normalmente.
A oposição acusou as autoridades de terem impedido o registro de candidaturas de seus representantes, proibido os comícios e amordaçado a imprensa.
O Yeni Azerbaijão, partido no poder, aspira a consolidar a maioria do Parlamento neste país de maioria muçulmana e nove milhões de habitantes.