Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil e Uruguai preparam Protocolo de Cooperação Cultural

MONTEVIDÉU - Os governos de Brasil e Uruguai se comprometeram neste sábado (6/11), em Montevidéu, a assinar em breve um Protocolo de Cooperação Cultural que promova atividades conjuntas na fronteira entre os dois países.

No âmbito do convênio cultural vigente, assinado em 1956, os ministros da Cultura do Brasil, João Luiz Silva Ferreira, e do Uruguai, Ricardo Ehrlich, delinearam o novo acordo que pretende dar "uma visão compatilhada da cultura, reconhecendo as identidades locais, valorizando a diversidade e as manifestações da cultura popular", destaca a Declaração de Montevidéu.

Os dois ministros ressaltaram a importância de se incluírem "ações que envolvam a cooperação sobre políticas públicas e o intercâmbio e a divulgação de suas manifestações culturais, com especial ênfase na promoção das culturas de regiões de fronteira e do bioma Pampa".

O diretor nacional de Cultura do Uruguai, Hugo Achugar, disse que o Protocolo de Cooperação, a ser firmado em data a determinar na cidade fronteiriça de Rivera (500 km ao norte de Montevidéu), "intensificará os laços culturais bilaterais por meio do fortalecimento da cidadania".