Cabul - O comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) indicou neste sábado (6/11) que está investigando a morte de soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) que teriam sido mortos por disparos de um soldado afegão no sul do Afeganistão.
Uma fonte da OTAN em Cabul confirmou à AFP, sob anonimato, que dois marines americanos morreram na quinta-feira no distrito de Sangin, província de Helmand, vítimas de balas disparadas do interior da base militar e que um soldado afegão teria desaparecido na manhã seguinte.
Segundo a fonte, uma equipe conjunta da OTAN e autoridades afegãs realizam a investigação do caso.
A agência de notícias AIP (Afghan Islamic Press), por sua vez, informou que um soldado afegão havia matado três militares estrangeiros em Helmand, reduto dos talibãs no sul. Apesar de a AIP não ser considerada uma fonte confiável, o comando da OTAN não desmentiu as informações e assegurou que a investigação estava em curso.
Em julho passado, um soldado afegão matou dois civis americanos em um acampamento de treinamento miliar perto de Mazar-i-Sharif (norte).
Uma semana antes, no sul, outro soldado afegão matou três militares britânicos em uma base militar.
Esses incidentes alimentam as dúvidas sobre a confiabilidade das forças afegãs diante da rebelião. Cabul e seus sócios internacionais decidiram confiar às forças afegãs a responsabilidade da segurança do país até o fim de 2014.