BOSTON - Os Estados Unidos prenderam desde julho passado 34 brasileiros ilegais que faziam curso de piloto perto de Boston (Massachusetts), indicaram fontes dos serviços de imigração.
As autoridades federais não acharam vínculo algum entre os imigrantes e atividades terroristas e todos estão à espera de seus respectivos julgamentos de deportação, informou o Boston Globe.
A inscrição dos brasileiros ilegais na Academia de Aviação TJ de Stow, norte de Boston, ocorreu apesar dos controles rígidos colocados em vigor depois dos atentados de 11 de setembro 2001.
Entre os presos, se encontra o dono da academia, Thiago de Jesus, um brasileiro de 26 anos, dono de uma licença para pilotar aviões monomotor e aparentemente também imigrante ilegal.
"O departamento de Segurança Doméstica indiciou Thiago de Jesus por violação da lei imigratória", afirmou Kathryn Mattingly, porta-voz dos serviços de imigração em Washington. Jesus foi apresentado a um juiz em 2 de agosto passado e voltará a comparecer no dia 10 de fevereiro, informou Mattingly.