Jornal Correio Braziliense

Mundo

Egito incentiva Israel a prosseguir com negociações de paz

Jerusalém - O chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Suleimán, declarou nesta quinta-feira (4/11) que não se pode deixar escapar "a chance de ouro" de retomar as negociações com os palestinos, durante um encontro em Tel Aviv com líderes israelenses.

"Estamos muito preocupados por fazer avançar o processo de paz", declarou à imprensa no início de uma reunião com o presidente israelense, Shimon Peres. "Seguimos pensando que temos uma chance de ouro, não deveríamos perdê-la".

Suleimán também se reuniu com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, e com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Durante a reunião, as duas partes examinaram a forma de fazer avançar as negociações, com o objetivo de retomá-las e de alcançar um acordo de paz", afirmou o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Retomadas em 2 de setembro em Washington sob a iniciativa dos Estados Unidos, as negociações entre israelenses e palestinos foram interrompidas após a expiração, em 26 de setembro, de uma moratória de dez meses sobre novas construções nas colônias judaicas da Cisjordânia.

Para retomá-las, os palestinos exigem uma nova moratória, mas o governo israelense se nega a decretá-la.