Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã elogia decisão americana de incluir Jundallah como grupo terrorista

TEERÃ - O Irã comemorou nesta quinta-feira (4/11) o anúncio, feito pelos Estados Unidos, de que o grupo rebelde sunita Jundallah será classificado como organização terrorista. O Irão classificou a decisão como "um passo na direção correta".

"Combater o terrorismo é uma responsabilidade geral de todas as nações e a República Islâmica do Irã considera que a inclusão do grupo terrorista de (Abolmalek) Rigi na lista nacional dos EUA é um passo na direção correta", afirmou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast.

No entanto, ele voltou a acusar Washington de apoiar o grupo, que insiste em uma violenta rebelião no sudeste do Irã. "O Irã avaliará na prática a mudança de política dos EUA em relação a seu apoio a movimentos terroristas como o Jundallah, o Tondar e o PJAK," acrescentou Mehmanparast.

Nesta quarta-feira, os Estados Unidos classificaram o Jundallah oficialmente como uma organização terrorista estrangeira, atribuindo a seus membros a responsabilidade por uma série de ataques no Irã. O PJAK, grupo rebelde curdo, já havia sido incluído na lista de organizações terroristas.