WASHINGTON - Por ocasião das eleições legislativas americanas de meio de mandato, a seguir as datas-chave da presidência de Barack Obama, que assumiu o cargo em 20 de janeiro de 2009:
--2009--
- 22 de janeiro: Barack Obama ordena o fechamento da prisão de Guantánamo no prazo de um ano.
- 17 de fevereiro: sanciona um gigantesco plano de recuperação econômica de 787 bilhões de dólares, que seria o princípio do fim, segundo ele, da pior crise econômica e financeira em oitenta anos nos Estados Unidos.
- 27 de fevereiro: anuncia a retirada da maioria dos soldados americanos do Iraque antes do final de agosto de 2010 e a totalidade antes que termine 2011.
- 20 de março: Obama propõe aos dirigentes iranianos superar trinta anos de conflitos.
- 30 de março: apresenta um vasto plano de salvamento do setor automotivo.
- 5 de abril: Obama propõe uma retomada dos esforços contra a proliferação nuclear e por um mundo "sem armas atômicas" durante uma cúpula da União Europeia em Praga.
- 4 de junho: no Cairo, estende a mão aos muçulmanos para pôr fim a "um ciclo de desconfiança e discórdia" com Estados Unidos e o conflito israelense-palestino.
- 9 de outubro: Barack Obama recebe o Prêmio Nobel da Paz.
- 1o. de dezembro: anuncia o envio de 30.000 soldados extras ao Afeganistão em 2010 e o começo da retirada em julho de 2011.
--2010--
- 23 de março: Obama promulga uma reforma histórica do sistema de seguro médico que visa a estender a cobertura da saúde a 32 milhões de americanos carentes.
- 16 de junho: sob sua pressão, a British Petroleum aceitar aplicar 20 bilhões de dólares para indenizar as vítimas do pior desastre ecológico da história americana, depois da explosão de uma plataforma de petróleo em 20 de abril, a 80 km do litoral americano.
- 23 de junho: Obama destitui seu chefe militar no Afeganistão, o general Stanley McChrystal, depois de declarações depreciativas em relação ao Executivo, e o substitui pelo general David Petraeus.
- 21 de julho: promulga a mais ampla reforma do sistema financeiro americano desde os anos 30 do século passado: "os americanos jamais terão de pagar pelos erros de Wall Street".
- 31 de agosto: o presidente anuncia o fim da missão de combate no Iraque.
- 10 de setembro: reconhece que sua administração fracassou em seu objetivo de fechar Guantánamo. Reafirma sua vontade de julgar os responsáveis pelo 11 de setembro.