Jornal Correio Braziliense

Mundo

Americanos votam em eleição considerada veredito sobre o governo Obama

Os norte-americanos estão votando nesta terça-feira (2) para renovar a Câmara dos Representantes e parte do Senado, numa eleição considerada um veredito sobre os dois primeiros anos do governo do presidente Barack Obama.

No último dia de campanha, candidatos democratas e republicanos fizeram um esforço final para conquistar os eleitores. O presidente, depois de um roteiro por quatro estados no fim de semana em apoio a candidatos democratas, passou o dia em Washington. As informações são da BBC Brasil.

Segundo a Casa Branca, Obama decidiu passar os últimos momentos da campanha dando entrevistas e telefonando a voluntários e eleitores. Pesquisas de opinião e analistas políticos afirmam que o Partido Democrata, de Obama, deve perder a maioria na Câmara dos Representantes. No Senado, a situação permanece indefinida. Candidatos republicanos e democratas aparecem empatados em pesquisas em vários estados.

Estão em jogo todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 37 das 100 vagas no Senado. Também serão eleitos 37 governadores. Em alguns estados, os eleitores vão decidir ainda sobre questões locais, como a legalização da maconha na Califórnia.

O ritmo lento da recuperação da economia americana ; que, apesar de ter superado a recessão, ainda sofre com uma taxa de desemprego de quase 10% ; e a queda na popularidade do presidente são alguns dos fatores apontados por especialistas como decisivos nesta eleição.

Nesse cenário, ganharam força candidatos republicanos apoiados pelo movimento conservador Tea Party, que reúne centenas de grupos espalhados pelo país e é contra políticas do governo Obama e a interferência do Estado em diversos setores da sociedade. A campanha para as eleições legislativas deste ano também foi marcada por grandes doações financeiras de grupos independentes, especialmente a candidatos republicanos, indicando uma tendência para a corrida presidencial de 2012, segundo especialistas.