ATENAS - A polícia grega registrou nesta terça-feira (2/11) o envio de cinco pacotes-bomba às embaixadas do Chile, Suíça, Bulgária, Rússia e Alemanha. Um deles, o destinado à suíça, explodiu sem provocar vítimas.
De acordo com as primeiras investigações, os funcionários da embaixada jogaram o artefato no pátio depois que o consideraram suspeito. Os outros quatro pacotes foram neutralizados pelo esquadrão antibombas da polícia grega, que foi alertada pelas embaixadas ou pelos funcionários das empresa de entrega que transportaram as caixas.
Os incidentes ocorreram um dia depois da prisão de dois jovens gregos, um deles procurado pela justiça sob a acusação de extremismo anarquista. Ele também é acusado de tentativa de envio de pacotes-bomba ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, assim como às embaixadas do México, Holanda e Bélgica na última segunda-feira.
Um pacote explodiu em uma agência de entregas rápidas e uma pessoa ficou levemente ferida. Os suspeitos, que estavam armados, foram levados a um juiz nesta terça-feira. A polícia ainda não conseguiu precisar a data de envio dos novos pacotes encontrados hoje.
As ameaças ocorrem em meio a um clima de tensão social na Grécia, a poucos dias das eleições cruciais para o governo socialista. As autoridades adotaram um impopular programa de austeridade para tentar controlar a gigantesca dívida grega.