Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU adverte que 500 mil haitianos podem ser afetados pela tempestade Tomas

NOVA YORK - A ONU decidiu enviar alimentos e material de ajuda de emergência às áreas do Haiti ameaçadas pela tempestade tropical Tomas. As agências de ajuda humanitária trabalham nas atividades de recuperação do terremoto do início do ano e da recente epidemia de cólera.

Até 500 mil pessoas podem ser afetadas pelo Tomas, que tem chance de atingir o país como furacão na próxima sexta-feira, segundo as agências da ONU.

As agências enviam material a acampamentos em todo Haiti, em alguns casos incluindo combustível suficiente para sete dias. A medida busca evitar o desabastecimento caso ocorra um bloqueio das estradas pelo furacão. A informação é do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

As agências de ajuda estão no limite, segundo o coordenador de atividades humanitárias no Haiti, Nigel Fisher. A ONU precisa de 150 mil lonas, 90 mil sabonetes, 90 mil kits de higiene, 200 mil envelopes de sais reidratantes para tratar o cólera e 200 barracas de campanha para centros de tratamento de emergência da doença.