A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, abordaram dois temas sensíveis neste domingo: o orçamento europeu e a cooperação no combate ao terrorismo, segundo fontes de Downing Street.
David Cameron recebeu Merkel, em visita oficial ao Reino Unido, em sua residência campestre na tarde de sábado, quando as autoridades britânicas haviam acabado de anunciar que o dispositivo descoberto na sexta-feira em um pacote no aeroporto das East Midlands estava ativo e poderia ter explodido o avião.
"O primeiro-ministro informou a chanceler sobre a investigação sobre a tentativa de atentado", e ambos concordaram em "manter sua estreita cooperação" no combate ao terrorismo, indicou neste domingo um comunicado do governo britânico.
Além disso, Cameron e Merkel mostraram-se "totalmente de acordo quanto à necessidade de conter os gastos europeus", explica o texto. O orçamento europeu para 2011 "não deve aumentar além de 2,9%, e deve refletir nos próximos anos os cortes orçamentários que os governos nacionais deverão fazer".
Na sexta-feira, David Cameron comemorou o fato de ter conseguido "impedir uma alta insensata de 6% do orçamento da UE" para 2011.