Jornal Correio Braziliense

Mundo

Homens armados sequestram fiéis em igreja cristã no Iraque

BAGDÁ, 31 outubro 2010 (AFP) - Homens armados sequestraram dois sacerdotes e alguns fiéis que assistiam a uma missa na noite deste domingo na igreja católica de Saiydat al Najat (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), no centro de Bagdá, informou à AFP o bispo da capital iraquiana.

"Temos informações de que os terroristas mantêm como reféns um número de fiéis e dois sacerdotes desta igreja. Eles exigem a libertação de terroristas no Iraque e no Egito", explicou Shlimun Warduni.

De acordo com o general Qasem Ata, porta-voz do comandante de operações de Bagdá, citado pela televisão oficial, a igreja está cercada pelas forças de segurança.

Mais cedo, uma fonte do ministério do Interior anunciara que quatro homens armados haviam entrado no templo, depois de matar dois guardas que protegiam o prédio da Bolsa de Valores de Bagdá, a poucos metros de distância.

Ao perceberem que não conseguiriam entrar na Bolsa depois de tentar atacá-la, diante da chegada de reforços das forças de segurança, os agressores explodiram um carro-bomba, que feriu quatro pessoas, e correram na direção da igreja.

Em 1; de agosto de 2004, esta igreja e outros cinco templos de culto cristão foram alvo de ataques, que deixaram mortos e feridos.