Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cidade natal de Kirchner prepara última homenagem a ex-presidente

Buenos Aires - Funcionários da prefeitura de Rio Gallegos, sede da província de Santa Cruz, trabalham nos últimos detalhes da despedida que a população prestará ao ex-presidente Néstor Kirchner, que nasceu nesta cidade e é reconhecido como "seu filho mais famoso". Kirchner começou a carreira politica em Rio Gallegos, logo depois de voltar de La Plata com o diploma de advogado. Ele foi governador da província e, em seguida, presidente da Argentina.

Ao longo de toda a Rodovia 17, que une o aeroporto internacional ao centro de Rio Gallegos, vários cartazes de saudação a Kirchner podem ser observados sobre as pontes que atravessam a pista, a maioria deles com agradecimentos ao ex-presidente e mensagens de apoio à presidente Cristina Kirchner.

Os jornais editados na cidade destacam o enterro de Kirchner com títulos como Volta à Casa e relatam o clima de emoção em Rio Gallegos, além de convocar os habitantes para acompanhar o cortejo que começará no aeroporto e seguirá até o cemitério municipal.

Alguns meios de comunicação de Rio Gallegos mostram uma fotografia com a última aparição pública de Kirchner na cidade natal. No sábado passado (23), o ex-presidente encontrou-se com amigos para tomar café no Bar Mônaco, o lugar predileto de Kirchner quando visitava Rio Gallegos. Na sede do governo local está montada uma pequena câmara ardente com uma fotografia do ex-presidente rodeada de velas e flores.