O príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola, manifestou nesta quinta-feira (28/10) seu "profundo pesar" pelo falecimento do ex-presidente argentino Néstor Kirchner e expressou um "sentimento cheio de carinho e amizade" por sua família e pelo povo argentino.
Em um discurso em Sevilha (sul) durante o primeiro Encontro Euro-latino-americano do Real Instituto Elcano e a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Príncipe das Astúrias dirigiu um "sentimento cheio de carinho e amizade à presidente da República da Argentina, a seus dois filhos e ao povo querido e irmão da Argentina", "nestes momentos dolorosos".
Na quarta-feira, o rei Juan Carlos I e o príncipe Felipe enviaram telegramas à presidente da Argentina, Cristina Fernández, onde expressaram o "mais profundo pesar" pela morte do ex-presidente, com quem o rei recordou ter vivido "grandes momentos da família".
O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, também enviou na quarta-feira seus pêsames à presidente em um telegrama e disse estar "comovido" pela morte de seu marido.
Néstor Kirchner, ex-presidente peronista entre 2003-2007 e marido da atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner, morreu quarta-feira aos 60 anos em El Calafate (sul) vítima de parada cardiorrespiratória.