Jornal Correio Braziliense

Mundo

Homem que planejava atentados contra o metrô de Washington é detido

Washington - Um americano de origem paquistanesa foi detido nesta quarta-feira (27/10), nos Estados Unidos, acusado de planejar ataques ao metrô de Washington, em complô aparentemente frustrado por agentes que se fizeram passar por membros da rede terrorista Al-Qaeda, informou o Departamento de Justiça.

"Em nenhum momento a população esteve em perigo", assegurou a Casa Branca, depois de divulgada a detenção de Farooque Ahmed, residente em Ashburn, cidade do estado da Virgínia (leste), 50km a oeste de Washington.

Segundo as autoridades, Ahmed tirou fotos das estações de metrô da capital americana desde abril, com o objetivo de cometer ataques simultâneos com bombas contra a rede de transporte subterrâneo.

Não foram mencionados eventuais cúmplices do suposto complô.

"Farooque Ahmed é acusado de planejar ataques com bombas contra nossa rede de transporte público com pessoas que pensou serem terroristas", disse o encarregado de segurança nacional do Departamento de Justiça, David Kris, que deixou escapar que estes supostos cúmplices eram agentes disfarçados.

"No entanto, os esforços conjuntos da polícia e dos serviços de inteligência permitiram frustrar seus planos", acrescentou Kris, em declarações à imprensa.

O acusado estudou, particularmente, três estações de Arlington "para matar a maior quantidade possível de gente em atentados simultâneos, previstos para 2011", informou o Departamento de Justiça.

Na Casa Branca, o porta-voz Robert Gibbs disse que o presidente Barack Obama havia sido informado do caso antes da detenção e que tanto o Departamento de Justiça, quanto o FBI (polícia federal) e as autoridades de Segurança Nacional "administraram a questão desde o princípio".

"O caso de hoje destaca que é necessário manter a vigilância perante a ameaça terrorista, e demonstra a forma como o governo pode neutralizar este tipo de ameaças antes que se concretizem", enfatizou Kris.

Nascido há 34 anos no Paquistão e naturalizado americano, Ahmed se apresentou esta quarta-feira perante um juiz da Virgínia, e foi acusado de tentar dar apoio material a uma organização terrorista, coletar informação com a finalidade de ajudar a planejar atentados e de tentar cooperar com a execução de atentados.

Se for considerado culpado, Ahmed poderá ser condenado a até 50 anos de prisão.

O metrô de Washington, a segunda maior rede de transporte subterrâneo, depois da de Nova York, tem seis linhas, 86 estações em mais de 160km. Durante a semana, transporta 750 mil passageiros por dia.