PARIS - "A reforma previdenciária sou eu", afirmou nesta terça-feira (26/10) o ministro francês do Trabalho, Eric Woerth, questionado sobre os comentários de um líder sindical que afirmou que o "verdadeiro" artífice do projeto é um conselheiro do presidente Nicolas Sarkozy .
"Esta reforma me pertence. Sou o ministro do Trabalho. Fiz todas as propostas que devíamos fazer", argumentou o ministro em entrevista à rádio France Info ao ser questionado sobre as afirmações do secretário-geral da FO, o terceiro maior sindicato francês, Jean Claude Mailly.
De acordo com Mailly, o artífice da reforma previdenciária - que aumentará de 60 para 62 anos a idade mínima para se aposentar e de 65 para 67 anos a idade necessária para receber a pensão completa - é Raymond Soubie, conselheiro social do Eliseu, sede da presidência.
Soubie é o "verdadeiro ministro do Trabalho, pois tudo se decide no Eliseu", disse Mailly. Woerth, que teve sua posição enfraquecida nos últimos meses por envolvimento em um escândalo político-fiscal em torno da herdeira do império de cosméticos L;Oreal, admitiu que a reforma foi planejada "em contato com o Eliseu".