TEERÃ - O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou que o país ofereceu ajuda à reconstrução do Afeganistão e que pretende continuar com o auxílio. Ele deu a informação ao ser questionado sobre o dinheiro enviado por Teerã ao governo do presidente afegão Hamid Karzai.[SAIBAMAIS]
"O Irã deu muita ajuda no passado para a reconstrução do Afeganistão e essas ajudas continuarão", declarou o porta-voz Ramin Mehmanparast. Ele não mencionou de forma específica os envios de grandes quantias de dinheiro em espécie revelados pelo jornal The New York Times e confirmados na segunda-feira pelo próprio Karzai.
O presidente afegão admitiu que um de seus assessores recebeu "bolsas" de dinheiro do Irã, mas afirmou que os pagamentos eram "transparentes" e uma forma de ajuda de um país amigo. "Todos os países devem ajudar a reconstruir as infraestruturas do Afeganistão", declarou Mehmanparast. "A estabilidade do Afeganistão é muito importante para a República Islâmica do Irã, país vizinho", acrescentou.