Jornal Correio Braziliense

Mundo

Desnutrição mata mais de 200 crianças em província argentina

Buenos Aires - Duzentas e seis crianças no total morreram neste ano vítimas da desnutrição na província argentina das Missões (nordeste), uma das mais pobres do país e fronteiriça com Brasil e Paraguai, revelou nesta segunda-feira (25/10) o governador Maurice Closs.

"Nossa província é pobre, com uma pobreza estrutural (...) Este ano, morreram 206 crianças de desnutrição", disse em entrevista exclusiva ao canal de televisão TN o governador que, inspirado na experiência brasileira, lançou o programa "Fome Zero" no distrito.

Com um milhão de habitantes, Missões fica em plena região subtropical e tem um índice de mortalidade infantil de 12,3 por mil, mas nos anos 1990 era de 33 por mil, segundo o governador.

As mortes por desnutrição voltaram a chamar atenção nos últimos dias após o caso de uma bebê de 15 meses que morreu, apesar de ser assistida pelo programa ;Fome Zero;.

Segundo Cross, os casos de desnutrição somam seis mil na província, que vive da produção agrícola e do turismo.

Na Argentina, o índice oficial de mortalidade infantil é de 13,8 por mil.

O índice de pobreza caiu no primeiro semestre de 2010, situando-se em 12%, abaixo dos 13,9% medidos em janeiro-junho de 2009, segundo o governo.

Enquanto isso, a desnutrição afeta 12,1% da população infantil argentina, embora as regiões nordeste e norte sejam as mais castigadas, segundo dados do ministério da Saúde, correspondentes a 2009.