JERUSALÉM - Novas fotos comprometedoras de militares israelenses foram publicadas nesta segunda-feira (25/10), mostrando soldados em casas palestinas ocupadas por seus habitantes, aparentemente em Gaza. As imagens foram divulgadas pela ONG israelense Romper o Silêncio.
Três semanas atrás, a veiculação de um vídeo com data de dezembro de 2007 provocou polêmica ao mostrar soldados israelenses dançando em volta de uma prisioneira palestina coberta por um véu.
As novas fotos foram feitas aparentemente durante a operação israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, indicou afirmou Yehuda Shaoul, um dos membros fundadores da ONG.
Em uma das imagens, soldados estão em o que parece ser uma casa palestina ocupada pelo exército. Dois militares apontam suas armas contra um prisioneiro de olhos vendados e mãos nas costas. Um deles aperta o pescoço do homem.
Outra fotografia mostra um soldado qrindo em uma cozinha, na qual está uma mulher; em outra, um militar está sentado sobre um brinquedo infantil; um outro registro mostra um soldado pintando em uma parede uma estrela de David e a frase "voltaremos logo".
"Temos dezenas de fotos de soldados brincando com prisioneiros. É a realidade, é a natureza da ocupação", dise Shaoul, indicando que sua ONG ainda está tentando determinar se as fotos foram de fato tiradas em Gaza no período da operação contra o grupo radical Hamas.