LUXEMBURGO - A União Europeia (UE) aceitou nesta segunda-feira (25/10) examinar a candidatura de adesão ao bloco apresentada pela Sérvia. a decisão foi interpretada como um reconhecimento à suavização da política de Belgrado em relação ao Kosovo.
"É uma etapa puramente técnica e ainda não concedemos à Sérvia o status de candidato da UE, mas simbolicamente é importante", explicou uma fonte diplomática.
A decisão, no entanto, está condicionada à cooperação de Belgrado com o Tribunal Penal Internacional (TPI) com a antiga Iugoslávia para deter o ex-general sérvio Ratko Mladic.
Belgrado apresentou a candidatura à UE em dezembro de 2009, mas os 27 países do bloco não chegaram a uma posição comum em consequência, principalmente, das dúvidas da Holanda. O país é muito firme em relação à Sérvia e sua colaboração com o TPI, que tem sede em Haia.
O exame do caso sérvio é interpretado como um reconhecimento à recente suavização da política de Belgrado com o Kosovo. A antiga província de maioria albanesa proclamou independência de forma unilateral.