Depois de visitar na última semana o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou ontem (22) à Líbia e já se reuniu com o presidente Muammar Khadafi. É a sexta visita de Chávez a Khadafi. A ideia, segundo as autoridades venezuelanas, é intensificar as relações bilaterais a partir de novos acordos de cooperação nas áreas de energia, programas sociais e política.
As informações são da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), que é estatal. Chávez deverá receber o título de doutor honoris causa em ciências econômicas na Academia de Humanística Líbia. A visita a Khadafi faz parte uma série de viagens a seis países da Ásia e Europa que o venezulano cumpre até o final desta semana.
No último dia 20, Chávez concluiu a visita de dois dias ao Irã. Na passagem por Teerã, o venezuelano reiterou o apoio ao desenvolvimento do programa nuclear do país asiático. Chávez e Ahmadinejad firmaram acordos nas áreas de gás e petróleo, além da construção de casas populares. Foi a nona visita ao Irã desde 1999, quando assumiu o governo.
De acordo com o governo venezuelano, no total foram assinados mais de 200 memorandos de entendimento e acordos de cooperação em diferentes setores entre a Venezuela e o Irã. Da Líbia, Chávez conclui a série de viagens em Portugal.
Há cerca de uma semana, ele foi à Rússia, à Bielorrússia, à Ucrânia, ao Irã e à Síria. O venezuelano mantem atualizadas as informações sobre a viagem por meio da rede social do Twitter.