BERLIM - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, alertou nesta sexta-feira (22/10) para o perigo que implica novas revelações do site WikiLeaks. Segundo a imprensa, o sítio publicará em breve milhares de documentos sobre a guerra no Iraque.
"Tais vazamentos são infelizes e poderão ter consequências muito negativas em termos de segurança para as pessoas afetadas", respondeu Rasmussen, ao ser indagado sobre o tema junto à chanceler alemã Angela Merkel.
"Os vazamentos poderão colocar em perigo a vida de sodlados e civis", enfatizou.
Na segunda-feira, Kristinn Hrafnsson, porta-voz de WikiLeaks, anunciou que o site vai divulgar novos documentos em breve, sem dizer uma data precisa.
Na terça, o WikiLeaks explicou que não definiu o tema das futuras revelações. "Jamais dissemos que publicaríamos algo sobre o Iraque", afirmou uma mensagem em seu Twitter.
O Pentágono, que anunciou há uma semana ter mobilizado 120 pessoas para avaliar as possíveis consequências de um vazamento, pediu à imprensa que não facilite a divulgação desses documentos.
Fundado em 2006, o WikiLeaks é especializado em divulgar informações secretas e já tornou públicos inúmeros documentos confidenciais sobre a guerra no Iraque e no Afeganistão.