Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais de 44,9 mil imigrantes ilegais detidos no México em 2010

MÉXICO - O México deteve, entre janeiro e setembro de 2010, 44.978 imigrantes ilegais no centro de detenção migratória de Tapachula, situado na fronteira sul com a Guatemala, informou este domingo a secretaria de governo.

"A estação migratória de Tapachula alojou, de janeiro a 30 de setembro deste ano, 44.978 estrangeiros", dos quais 19.783 são de Honduras, 14.148, da Guatemala e 6.648, de El Salvador, destacou a entidade em um comunicado.

O número foi divulgado por ocasião de uma visita às instalações do centro de detenção dos chanceleres da Guatemala, Haroldo Rodas e de El Salvador, Hugo Martínez.

Durante a visita, o chanceler guatemalteco pediu às autoridades mexicanas cooperação "para reforçar a capacitação de agentes migratórios de seu país", em particular nos programas de proteção de crianças, acrescentou o boletim.

Quinhentos mil estrangeiros ilegais entram anualmente no México, principalmente pela fronteira sul, para tentar chegar aos Estados Unidos, segundo dados da Comissão Nacional de Direitos Humanos.