Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dezenove pessoas são assassinadas no norte do México

CIUDAD JUAREZ - Pelo menos seis pessoas morreram a tiros em uma festa em Chihuahua, na fronteira norte do México, onde entre a noite de sexta-feira e o sábado (16/10) foram assassinadas 19 pessoas, informou a promotoria estatal.

Na noite de sexta-feira, um grupo de homens armados entrou em uma residência na parte antiga de Ciudad Juárez, vizinha a El Paso, Texas, onde se celebrava uma festa, e atirou contra os convidados.

"Seis pessoas morreram, três foram identificadas como Roberto Pineda Contreras, de 56 anos, Adrián Enríquez Ortiz, de 22, e Alejandro Valenciana González, de 22; o restante segue desconhecido", informou, em um comunicado, a promotoria geral do estado.

Outras oito pessoas foram executadas em situações diferentes em Ciudad Juárez, a cidade mais violenta do México devido a disputas dos cartéis do narcotráfico, com 6.500 mortos nos últimos três anos. Enquanto isso, outras cinco foram mortas em outras cidades de Chihuahua.

Os cartéis da droga travam uma guerra feroz no México, principalmente nos estados do norte, na fronteira de mais de 3.000 km partilhada com os Estados Unidos, e deixou mais de 28.000 mortos desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón assumiu o poder e mobilizou 50.000 militares ao longo do país.