Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israel anuncia adiamento da cúpula de Paris que discutirá negociações de paz

JERUSALÉM - A reunião de cúpula que deveria ser celebrada no próximo 21 de outubro entre os presidentes palestino, Mahmud Abbas; egípcio, Hosni Mubarak, e o premier israelense, Benjamin Netanyahu, foi adiada, anunciou este sábado (16/10) uma fonte governamental de Israel.

"Depois de consultas, as partes envolvidas entraram de acordo para decidir outra data", informou o gabinete de Netanyahu.

A decisão foi confirmada de forma implícita pelo principal negociador palestino, Saeb Erakat.

"A continuidade da colonização israelense arruina todos os esforços de paz, sejam os do presidente (americano), Barack Obama, ou os do presidente (francês,) Nicolas Sarkozy", disse Erakat.

Após um almoço com o presidente palestino, Mahmud Abas, Sarkozy havia anunciado em 27 de setembro a presença, em outubro em Paris, de Abbas e Netanyahu, bem como do presidente Mubarak, para preparar uma cúpula da União para o Mediterrâneo (UpM), anunciada para o fim de novembro, em Barcelona.

A presidência francesa havia fixado, inicialmente, a data de 21 de outubro para organizar a reunião, à qual também deveria ser convidada a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

As negociações diretas entre palestinos e israelenses, retomadas no início de setembro, em Washington, sob os auspícios dos Estados Unidos, foram suspensas pelos palestinos, após a decisão de Israel de não prorrogar o congelamento das construções de colônias na Cisjordânia.

Em 9 de outubro, a Liga Árabe deu um prazo de um mês a Washington para solucionar esta diferença sobre a questão da colonização.